Comentários sobre A Finança Digitalizada

“Edemilson Paraná oferece ao leitor um rico panorama das transformações impostas ao mundo pela globalização financeira. (…) Não existe obra disponível semelhante a este livro. Sua leitura é essencial para a compreensão das características determinantes do capitalismo financeirizado contemporâneo”.

Alfredo Saad Filho
SOAS University of London

***

“Edemilson Paraná realiza, em chave materialista, uma perspicaz e bem fundamentada análise do papel das tecnologias da informação e comunicação no aprofundamento e fortalecimento da financeirização da economia mundial. (…) O produto de sua análise é formidável”.

Leda Paulani
Universidade de São Paulo (USP)

***

“O livro de Edemilson Paraná realiza uma proeza rara. Trata das relações promíscuas entre a “financeirização” e a natureza do progresso técnico no período recente. Edemilson analisa a aceleração do tempo e o encolhimento do espaço, fenômenos gêmeos que Marx desvendou no movimento de abstração real gerado nas entranhas do regime de capital”.

Luiz Gonzaga Belluzzo
Universidade de Campinas (Unicamp)

***

“O estudo de Edemilson Paraná coloca-se como uma possibilidade real de ampliar a interlocução entre diferentes áreas de conhecimento, não apenas com a economia, mas com a história, a geografia, a ciência política, o direito, as ciências da computação e tantas outras que, de um modo ou de outro, tocam na problemática tecnológica contemporânea, bem como no mundo novo que se descortina, proveniente das novas bases de expansão do capitalismo”.

Michelangelo G. S. Trigueiro
Universidade de Brasília (UnB)